Follow on G+

Autorama.


O Automodelismo de Fenda popularmente conhecido como Autorama, é praticado em pistas de madeira de grandes proporções onde os carros em escalas 1/32 ou 1/24, aceleram a impressionantes velocidades, chegando em sua categoria TOP à 160kms/h reais.

Mas vamos falar aqui principalmente do Autorama (brinquedo da Estrela) é uma mini-pista de corrida com carrinhos movidos a pilha,hoje eletricos foi produzido comercialmente pela primeira vez nos EUA em 1912 pela Lionel(depois Gilbert)

  Mas nos primórdios da indústria automobilística,  começaram a ser fabricados na Inglaterra alguns modelos de carrinhos em escala movidos a Diesel, num passatempo para os muito ricos, que tinham condições de ter um brinquedo de "alta tecnologia".
Mas os carrinhos à diesel não era manobráveis, e nem corridas podiam ser feitas de forma simples, pois ao ligar os carrinhos, o máximo que podia-se fazer era soltá-los e ver para qual lado iriam até que acabasse o combustível. Apesar disto, foram muito populares durante a década de 30 nos Estados Unidos.

Pensando nisto, nos anos 40 alguém teve a genial idéia de formar circuitos com "fendas" no chão, às quais os "carrinhos diesel" seriam preso através de um "pino guia com duas bolinhas". A experiência foi um sucesso enorme durante os 15 anos seguintes, e começaram a ser realizadas corridas com os carrinhos "lado a lado", com curvas e retas. Estava resolvido o problema do percurso...Mas a questão do controle permanecia não resolvida...

  
carrinho de 1951 


Mas o ano de 1957 trouxe uma grande revolução, quando foram lançados os primeiros "Autoramas" como conhecemos hoje, pelas empresas americanas "Minimodels" e "Victory Industrials". Os carrinhos elétricos já eram uma realidade a alguns anos, mas era muito perigoso fazê-los andar sobre uma pista com trilhos eletrificados, pois as crianças e adultos levavam choques constantes.

Mas como todas as grandes idéias são muito simples, alguém teve a idéia de usar as mesmas fendas usadas nas pistas diesel para que o contato elétrico ficasse completo apenas quando o carrinho as tocasse, fechando o circuito elétrico de uma forma bem mais segura.


E com os controles, era possível acelerar e parar os carrinhos quando o "piloto" bem entendesse. Estava criado o "Autorama moderno".

Este novo hobby que rapidamente se espalhou pelo mundo ficou conhecido nos EUA como "Slot Car", algo como "Carro de Fenda"...o nome Autorama foi difundido através da comercialização do brinquedo no Japão, criador do nome com que este hobby ficou eternizado no Brasil.

O esporte tornou-se tão popular nos Estados Unidos, que um levantamento feito em 1968 concluiu que existiam no país mais pistas de "Slot Car" do que de Boliche em atividade naquele ano.

Os mais famosos programas de TV da época organizavam corridas de Autorama entre os maiores pilotos de automobilismo da época em horário nobre. O Ed Sullivan Show fez uma destas corridas com ninguém menos que Stirling Moss, Graham Hill e Jackie Stewart, e o "Rei" Elvis Presley tinha uma imensa pista em Graceland.

O brinquedo chegou ao Brasil em 1963, pela loja Mobral Modelismo em São Paulo, que começou a importá-los. No ano seguinte a Estrela, licenciada pela Gilbert dos EUA, começou a produzi-los nacionalmente.



O autorama ganhou nova versão no Brasil, com a estréia de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1. No Autorama Emerson Fittipaldi, o brinquedo ganhou versão elétrica. A mesma versão foi estendida para as versões seguintes, sempre com nomes de pilotos brasileiros que estavam em evidência na Fórmula 1, como Nélson Piquet, Ayrton Senna e Rubens Barrichello.


Quem nunca brincou de Autorama perdeu uma experiência inesquecível. Sentir-se pilotando aqueles carros de corrida por uma pista, disputando uma corrida com seus amigos, é algo mágico para uma criança (principalmente os meninos, que são competitivos desde muito novos.

O mais veloz carrinho de Autorama chega a inacreditáveis 160 km/h, o que torna este o segundo "esporte" que precisa dos reflexos mais rápidos, atrás apenas da esgrima.

Fontes:
http://Wikipédia.com.br
http://the-rioblog.blogspot.com.br

0 comentários:

Postar um comentário