Carrinho de rolimã ou carrinho de rolamentos é o nome dado a um carrinho, geralmente construído de madeira e rolamentos de aço, para a disputa de corridas ladeira abaixo. Ele geralmente é utilizado em descidas asfaltadas e lisas.
A construção de um carrinho geralmente é artesanal, feita com ferramentas simples, como martelo e serrote. O carrinho pode conter três ou quatro rolamentos (quase sempre usados, dispensados por mecânicas de automóveis) e é constituído de um corpo de madeira com um eixo móvel na frente, utilizado para controlar o carrinho enquanto este desce pela rua. .
O freio deve ser um pouco maior que a distância do carrinho até o chão e precisa ficar em posição diagonal; para diminuir a velocidade deve puxar-se o pedaço de madeira ou uma barra de ferro para uma posição em que encoste no chão.
Não se sabe ao certo a origem. Ao que tudo indica os primeiros exemplares foram construídos em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte no final da década de 1960 e começo da década de 1970, primeiras cidades a terem ruas asfaltadas e topografia ingreme. Os rolamentos, também conhecidos como rolimãs (corruptela do francês roulement) , eram obtidos em oficinas que faziam manutenção dos carros da época e a madeira, de sobra de caixas ou tábuas utilizadas em obras. Os melhores rolamentos vinham da transmissão.
Referências.
O blog do Autódromo de Curitiba já falou sobre os carrinhos de rolimã, relembrando uma grande paixão da infância e adolescência de muitos.
Eles ensinam passo a passo como fazer um carrinho de rolimã moderno, com um projeto simples e muito bacana que você pode ver logo abaixo.
O carrinho de rolimã será formado por uma tábua, dois eixos e quatro rodas. Anote o material de que você precisará para fazer o brinquedo:
- 1 tábua de 1m x 30 cm
- 1 ripa de 80 cm x 3 cm
- 1 ripa de 60 cm x 3 cm
- 4 rolimãs
- 1 parafuso com porca
- pregos
- tinta esmalte sintético
- martelo
- serrote
- furadeira
- lixa para madeira
Primeiro, você deverá serrar a tábua, fazendo a frente do carrinho (desenho 1):
Em seguida, você deverá fazer um furo na tábua e outro na ripa maior (desenho 2) e, com uma lâmina, arredondar as pontas das ripas na largura dos rolimãs (desenho 3):
Boa diversão!
Fontes:
http://www.Wikipédia.com.br
http://www.autodromodecuritiba.com.br
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